ATENDIMENTO

(15) 3222-8610 | (15) 3222-2200 | 15) 98150-2000
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

AGO
10
2018

Ar-condicionado ou Aquecedor: Qual utilizar no Inverno?

Esfriou e você sentiu a necessidade de esquentar sua casa ou escritório, mas e aí, qual a melhor opção: ar-condicionado ou aquecedor? Na hora de optar por um ou pelo outro, sempre vem a dúvida de qual deles é o melhor.

Primeiro é preciso saber que “melhor” vai depender do local que você está querendo aquecer e como você quer fazer isso – e o quanto isso vale a pena em relação ao investimento. A decisão não é fácil, então o WebAr vai tentar dar uma ajudinha esclarecendo alguns pontos e funcionalidades de cada opção. E o primeiro passo é conhecer esses aparelhos:

O aquecedor

Os aquecedores funcionam através da eletricidade. Por meio da corrente é aquecida uma resistência, ou uma placa de cerâmica ou o óleo interno da máquina, esquentando assim o ar ao redor.

Junto a isso, normalmente um dissipador (tipo um ventilador) distribui o ar quente pelo ambiente. Os aquecedores normalmente são portáteis.

O ar-condicionado quente

Conhecidos como aparelhos de ciclo reverso, ou quente/frio, os condicionadores de ar que tem a função de aquecer são instalados e fixos como a maior parte dos climatizadores domésticos.

Esses equipamentos revertem o processo de pegar o ar quente interno de um cômodo e jogar para fora. O calor externo é absorvido e jogado para dentro do ambiente.

Agora é bom conhecer um pouco dos prós e contras entre os dois.

Vantagens do aquecedor

O aquecedor, por exemplo, é móvel e pode ser levado para qualquer lugar na casa ou no escritório;
Ele também não precisa ser instalado, o que é um custo a menos para o consumidor, e quando não é utilizado pode ser guardado de maneira fácil;
Torna a temperatura ambiente mais quente em poucos minutos, trazendo aquecimento mais rapidamente.

Vantagens do ar-condicionado

O ar-condicionado, entretanto, aquece um ambiente inteiro de maneira uniforme e a maioria tem a função para controle de umidade;
O aquecedor com resistência elétrica, por exemplo, que são os mais comuns e baratos, além de esquentar, também resseca o ar ao redor, retirando quase toda a umidade do espaço aquecido, e daí é preciso comprar um umidificador para compensar isso;
O ar-condicionado tem mais funções também: podem refrigerar e ventilar, o que o torna utilizável em qualquer estação;
Oferece um controle maior ao usuário, podendo regular a temperatura;
São indicados para quem tem problemas respiratórios e alergias, por atuarem como filtros que removem a sujeira.

Tamanho do ambiente e número de pessoas

Se você tem um espaço pequeno, o aquecedor é ideal para esquentar rápido o cômodo. Isso quer dizer que o aparelho vai ficar ligado menos tempo, o que pode compensar no custo benefício em comparação com um ar-condicionado, que ainda acarreta gastos com instalação e manutenção. Mas se o ambiente que você precisa aquecer é muito amplo, um aquecedor não vai dar conta – vai ser bom para esquentar as pessoas mais próximas do aparelho, mas só.

Aliás, o número de pessoas num ambiente é outro fator que deve ser levado em conta. Quanto mais gente frequentando um lugar, maior vai ser a potência de BTUs do ar-condicionado, que por sua vez vai custar mais caro e gastar mais também. Entretanto, não adianta investir num aquecedor para dar conta de uma sala cheia de funcionários, por exemplo.

Fonte: www.webarcondicionado.com.br

BY :
COMMENT : 0
× Orçamento