ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

NOV
01
2019

Ar-condicionado exige manutenção adequada e especializada

O ar-condicionado é um equipamento indispensável em dias de calor. Seja em residências ou no ambiente de trabalho.

Entretanto, para esse conforto não virar dor de cabeça, a frequente manutenção é essencial. Tanto para aumentar a vida útil do aparelho quanto para evitar riscos de doenças respiratórias.

Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), o sistema precisa ser bem projetado e dimensionado. Além disso, necessita ser corretamente instalado e com a operação e manutenção realizadas periodicamente.

De acordo com o presidente da Abrava, o engenheiro Arnaldo Basile, todos os cuidados resultam em um consumo de energia otimizado. Também refletem em um ambiente climatizado saudável com controle de temperatura, umidade, filtragem, renovação de ar, velocidade e distribuição uniforme do ar no ambiente.

Esses fatores, segundo a entidade, comprovadamente aumentam a produtividade do aparelho, purificam o ar respirado e apresentam sensação de bem-estar. Dessa forma, propiciam uma melhor qualidade de vida, além de um ambiente silencioso e sem ruídos externos.
Temperatura ideal

A Abrava explica que a faixa de uso da temperatura ideal do ar-condicionado depende da finalidade e do local da instalação. Uma temperatura média para ambientes no verão fica entre 23° a 26°C. No inverno, é de 20°C a 22°C.

As temperaturas utilizadas acima ou abaixo das necessárias estão fora dos padrões determinados, segundo a Abrava. Isso pode ocasionar desconforto térmico e consequências até na saúde dos usuários.

Economia de energia

Os equipamentos operando com eficiência e equilíbrio no consumo de energia garantem a longevidade dos mesmos, garante a Abrava. Consequentemente, deixa a qualidade do ar de interiores adequada. Além disso, provoca a economia de até 50% de energia se comparado com sistemas sem a devida atenção de manutenção preventiva.

Manutenção do ar-condicionado no verão

Basta o calor ficar mais acentuado para o usuário começar a se preocupar com a manutenção do ar-condicionado. Em Sorocaba, os estabelecimentos comerciais especializados nesse trabalho já sentem o aumento na procura pelo serviço.

A gestora Camila Emques, responsável por uma empresa de manutenção de ar-condicionado de Sorocaba, diz que nesse período a procura pelo serviço aumenta 60%. “As pessoas deixam para fazer a manutenção no verão”, comenta.

Segundo ela, o ideal é dar aquela arrumada no ar-condicionado no outono e no inverno. “Pois a demanda é menor”, lembra.

Camila diz que a carcaça do ar-condicionado precisa ser limpa como qualquer móvel da casa. Mas, outro componentes necessitam do trabalho especializado de um técnico.

O comerciante Dalton Marcelo Gomes também comanda uma empresa especializada na manutenção de ar-condicionado. Ele confirma que a demanda pelo serviço nas residências aumenta entre outubro e março, época em que o calor é mais acentuado na região Sudeste do País.

Profissionais especializados

A Abrava recomenda sempre a contratação de profissionais habilitados, em garantia das condições de saúde, segurança e o adequado conforto térmico aos usuários. A instalação e a manutenção devem ser feitas obedecendo ao projeto adequado e realizado por empresas e profissionais qualificados e certificados.

As instalações devem ser dimensionadas corretamente. Também precisam ser projetadas e realizadas por um responsável técnico habilitado, conforme estabelecimento de normativas.

Segundo a Abrava, diversas empresas prestadoras de serviços operam no ramo de instalação e manutenção de climatização, refrigeração e ventilação. Consequentemente, isso exige que as atividades técnicas sejam praticadas por profissionais devidamente qualificados e habilitados, devido ao alto grau de responsabilidade na segurança e saúde das pessoas.

Com base nesta realidade, a Abrava recomenda ser importante que o contratante tenha informações e indicações de empresas para a prestação do serviço. Somente profissionais legalmente habilitados com a responsabilização técnica devida devem executar o serviço.

A Abrava recomenda que a busca de informações sobre o setor de ar-condicionado sejam pesquisadas no site www.abrava.com.br.

Opções de ar-condicionado

No mercado há várias opções de ar-condicionado para residências. Atualmente, o mais comum é o split tradicional. Ele possui um sistema silencioso, discreto e se encaixa em vários tipos de ambientes.

Existe também o split cassete. Ele é adaptado ao teto do ambiente. O consumidor pode encontrar também o modelo split inverter. Funciona de forma otimizada e reduz o consumo de energia.
Ar-condicionado na Black Friday

Uma boa opção para adquirir um ar-condicionado neste ano é a Black Friday 2019. O consumidor pode procurar marcas e preços tanto em lojas físicas de Sorocaba e região quanto por meio do e-commerce.

Nesse embalo, o Procon de Sorocaba também orienta o consumidor a tomar alguns cuidados durante a Black Friday. Um deles é pesquisar antes de finalizar a compra.

Fonte: www.jornalcruzeiro.com.br

BY :
COMMENT : 0