ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

MAR
27
2014

5 dicas para economizar energia com climatização

Pesquisas indicam que a climatização dos ambientes representa a segunda maior fatia no bolo de consumo de energia, indicando 16% do total.Utilizar a energia de maneira racional, reduzindo o consumo sem que isso gere prejuízos para o nível de conforto ou qualidade de vida, representa um grande benefício para o seu bolso, para a sociedade como um todo e para o meio ambiente. Pesquisas indicam que a climatização dos ambientes representa a segunda maior fatia no bolo de consumo de energia, indicando 16% do total.

Isto não quer dizer que você precisa desligar os equipamentos de ar condicionado, ventiladores e aquecedores. No entanto, é preciso ficar em alerta: afinal, cerca de 60% da energia destes equipamentos é desperdiçada devido à falta de isolamento e ao seu uso inadequado. A boa notícia é que, com um bom sistema de isolamento térmico, é possível reduzir e até mesmo acabar com a necessidade de utilização desses aparelhos. Com isso em mente, elaboramos este post com 5 dicas simples para economizar com climatização. Acompanhe!

1. De olho na Etiqueta de Eficiência Energética
A função da etiqueta de Eficiência Energética é informar aos consumidores a eficiência dos equipamentos em relação ao consumo de energia elétrica. Ao escolher um aparelho de climatização, uma dica fundamental é observar o selo de eficiência energética: aqueles que tiverem a classificação A+++ são mais eficientes e econômicos.

2. Tire proveito das condições naturais do ambiente: luz solar e ventilação natural
Para promover a economia de energia, é importante aproveitar ao máximo as condições naturais. Assim, durante o inverno, procure maximizar a entrada da luz solar dentro dos ambientes, abrindo janelas e cortinas. No período de verão, evite a entrada da luz solar direta, mas mantenhas as entradas de ventilação – para isso você pode fazer o uso de cortinas e persianas.

3. Faça um uso e uma manutenção adequados dos equipamentos de climatização
Mantenha os aparelhos de climatização (ar condicionado, ventiladores, aquecedores) ligados somente em locais que estão sendo utilizados, e sempre com portas e janelas fechadas. Verifique também se as entradas e saídas de ar dos aparelhos não estão sendo bloqueadas por plantas, cortinas ou outros objetos. Faça revisões e limpeza regularmente. Se possível, uma boa opção é trocar os aquecedores elétricos por bombas de calor: elas são mais eficientes e reduzem o consumo de energia entre 65% e 80%. Mantenha também o termostato dos aparelhos longe de janelas e portas.

4. Invista na natureza: mantenha um jardim
Plantar árvores e demais plantas no quintal, além de deixar o ambiente mais bonito, contribui também para que sua casa fique mais fresca. Escolha uma posição na qual as folhagens ofereçam sombra na parte da tarde para refrescar o ambiente durante as altas temperaturas do verão.

5. Aposte nas soluções de isolamento térmico
A aplicação de isolamento térmico em paredes, portas e janelas é uma excelente alternativa para diminuir a necessidade de uso dos climatizadores. Nas paredes, podem ser utilizadas placas de lã mineral e poliestireno. Para as janelas, uma ótima solução é a instalação de películas de proteção solar. Este tipo de película realiza o isolamento da maior parte do calor recebido pela luz solar direta, sem diminuir a luminosidade natural dos ambientes. A ação reduz a necessidade de resfriamento sem interferir na iluminação, diminuindo desta forma o consumo elétrico.

A climatização é um aspecto importante para a redução de energia. Comece hoje mesmo a adotar nossas dicas dentro da sua casa e do seu escritório e compartilhe-as com seus vizinhos, amigos e familiares. Se tiver mais ideias e dicas de economia energética, não se esqueça de deixar um comentário!

Fonte: www.malinc.com.br 

BY :
COMMENT : 0