ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

JUL
27
2018

Ar condicionado 8 polos: entenda o que é e como funciona

Uma novidade no mercado vem gerando a pergunta: o que é e qual o diferencial dos condicionadores de ar com a tecnologia Inverter 8 polos? Para quem não conhece, a tecnologia Inverter foi desenvolvida para os aparelhos de ar-condicionado estabilizarem a temperatura do ambiente sem desperdiçar energia.

A Samsung é a única fabricante produzindo a tecnologia 8 polos no Brasil. Nos modelos Inverter 4 polos, o que faz o compressor girar é uma pequena placa de quatro pontas, como uma engrenagem com quatro dentes. A diferença dos aparelhos Inverter 8 polos é que neles essa placa tem oito pontas. O número maior de dentes faz com que, a cada giro, a placa impulsione ainda mais o compressor.

Na prática, qual é o resultado?

Segundo Salvador Fraga, consultor de projetos de climatização, isso reduz os tempos de resposta do aparelho e aumenta a economia do consumo de energia elétrica – segundo a Samsung, os novos modelos economizam até 72% a mais de energia, enquanto os Inverter comuns, chegam até 60%. Além do mais, com mais pontas, o contato da placa com a corrente dentada é mais intenso, o que evita a vibração e o desgaste da peça.

De onde veio a ideia do o ar-condicionado Inverter 8 polos?

Os condicionadores de ar normais colocam a condensadora para funcionar a 100% de sua capacidade, e quando a evaporadora alcança a temperatura programada, a condensadora desliga. Entretanto, depois de um período, a temperatura naturalmente volta a se alterar, o termostato registra a mudança e volta a ligar a condensadora a 100% outra vez. Esse liga e desliga brusco do motor gera picos de consumo de energia, e acaba dando quase no mesmo que deixar a condensadora ligada o tempo inteiro.

ar-condicionado-inverter-8-polosJá a tecnologia Inverter funciona controlando a velocidade do compressor do ar-condicionado. Ou seja, ao invés de desligar a condensadora quando atinge a temperatura desejada pelo usuário, esses aparelhos mantêm o compressor trabalhando a uma velocidade relativa às mudanças térmicas, mantendo assim a climatização estável e evitando o desperdício de energia. Se a temperatura está muito diferente, a tecnologia Inverter põe o compressor para funcionar mais rápido. Já quando ela está mais estabilizada, o compressor funciona mais devagar, apenas o suficiente para manter a climatização.

Aqui entra os 8 polos:

Nos novos modelos 8 polos, esse desempenho é melhor, pois a engrenagem possibilita ao compressor estabilizar a climatização mais rápido, deixando o aparelho apenas com a tarefa simples de manter a estabilidade de temperatura a partir daí. Confira o vídeo divulgado pela Samsung sobre a nova tecnologia:

BY :
COMMENT : 0