ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

NOV
30
2017

Como usar o ar-condicionado em tempos de bandeira vermelha

Dicas da ABRAVA: como usar o ar-condicionado em tempos de bandeira vermelha

O aumento das tarifas de energia elétrica em razão da atual bandeira tarifária vermelha está preocupando os consumidores quanto ao uso do ar-condicionado. Por esse motivo a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, apresenta dicas sobre o melhor uso do aparelho e a sua relação com o consumo de energia.

Em outubro a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a bandeira tarifária vermelha, ou seja, o nível mais alto para os próximos meses. Porém, com alguns cuidados é possível aproveitar o conforto que o ar-condicionado oferece sem ter que pagar muito mais na conta de luz.

Veja as dicas da ABRAVA para melhorar o desempenho do ar-condicionado:

– Manter a temperatura em 24ºC, em conformidade com a Portaria 3.523/98 e ANVISA RE-09, evitando temperaturas muito abaixo ou mesmo muito acima, como forma de ampliar a vantagem do ar condicionado como fator de aumento da produtividade e bem-estar dos ocupantes dos recintos climatizados.

– Limpeza dos componentes: Filtros de ar, trocadores de calor, ventiladores, gabinetes e acessórios. A boa manutenção assegura uma operação do sistema livre de problemas com máxima eficiência e mínimo consumo de energia, desta forma garantindo a longevidade dos equipamentos, excelente qualidade do ar de interiores e podendo economizar até 50% de energia se comparado com sistemas sem a devida atenção de manutenção preventiva.

– Substituição dos aparelhos antigos. Estudos indicam que se todos os equipamentos de Climatização com mais de 25 anos de funcionamento existentes no Brasil fossem substituídos por equipamentos de última geração, a economia resultante com eletricidade seria da ordem de uma usina hidrelétrica da dimensão de Itaipu.

Fonte: www.webarcondicionado.com.br

BY :
COMMENT : 0