ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

NOV
22
2016

Cuidado com fluidos refrigerantes falsificados ou adulterados

Como já se sabe, o fluido refrigerante é o responsável pela troca de calor entre o ambiente interno e o externo nos sistemas de climatização e refrigeração. Por esse motivo, a procedência e a qualidade do produto são essenciais para o desempenho dos equipamentos e também para a segurança dos profissionais e usuários.

Porém, são muitos os casos de comercialização de fluidos de origem e qualidade duvidosas, tanto no Brasil, quanto em vários outros países. Os fluidos refrigerantes falsificados e/ou adulterados são os responsáveis por grande parte dos problemas causados nos compressores, do aumento de pressão e da baixa na eficiência do equipamento.

Além disso, eles são culpados, muitas vezes, pelo aumento no consumo de energia, além de danificarem os sistemas de climatização e refrigeração.

Segundo especialistas, muitos já foram os casos de fluidos contaminados encontrados no mercado serem os causadores de acidentes que resultaram, inclusive, na morte de profissionais do setor de HVAC.
Principais problemas causados por fluidos refrigerantes adulterados

– Explosão ou queima do compressor;

– Travamento e deterioração do compressor;

– Travamento e deterioração dos componentes do sistema;

– Corrosão acelerada no alumínio do anel de curto circuito do rotor e de outros elementos.
Como evitar fluidos falsificados ou adulterados

Fabricantes tradicionais recomendam que para certificar-se de que um fluido refrigerante é seguro, é imprescindível: verificar no rótulo se o produto é adequado para a aplicação que será feita, prestando atenção nas características e composição, além de verificar se não há falhas ou fugas nos cilindros ou danos à vedação e etiquetas.

É importante também, verificar a origem e conferir todos os dados do fabricante, como nome, endereço, telefone e o lote do produto. Lembrando que todas essas informações devem estar escritas tanto na caixa que o produto vem armazenado, quanto no próprio botijão.

Fluidos refrigerantes devem ser adquiridos em empresas tradicionais e o preço muito atrativo pode ser sinal de perigo, cuidado!

Fonte: www.webarcondicionado.com.br

BY :
COMMENT : 0