ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

OUT
15
2013

Falta de manutenção pode provocar doenças

Embora os aparelhos de ar condicionado sejam inevitáveis muitas vezes, eles necessitam de cuidado constante. Afinal, alguns desses problemas respiratórios têm a possibilidade de evoluir para uma fibrose pulmonar. A doença é grave e pode levar à morte.
Mas, não é apenas a falta de manutenção que representa um perigo. O choque térmico também tem chance de afetar quem usa demais o ar condicionado. Mudanças bruscas de temperatura podem causar problemas de adaptação cardiológica. Principalmente em pessoas com hipertensão e insuficiência coronariana.
Então, se o vai e vem entre ambientes quentes e frios é inevitável, a saída é se agasalhar ao entrar em locais com temperatura muito baixa, se não for possível aumentá-la. Isso reduz a possibilidade de agressão ao organismo devido à dilatação e contração bruscas e seguidas dos vasos sanguíneos.

Cuidados com o ar condicionado residencial
Um sistema de ar-condicionado exige manutenção técnica constante, não somente para preservar o investimento, mas, principalmente, para garantir a performance esperada ao longo do tempo. Uma manutenção falha pode tornar o próprio sistema uma fonte de poluição.
É indispensável que, tanto o aparelho de ar condicionado quanto seu filtro, tenha manutenção rigorosa para evitar o acúmulo de água e a concentração de micro-organismos e de micropartículas. Carpetes, cortinas e tapetes também agravam o problema pelo acúmulo de poeira em ambientes refrigerados e a sua limpeza não deve ser esquecida.

Algumas dicas:
· Equipamentos residenciais precisam ser limpos, no mínimo, anualmente;
· O serviço precisa ser executado por profissional, pois exige a desmontagem do aparelho e sua limpeza com produtos especiais;
· Os filtros precisam ser lavados e expostos ao sol toda semana e qualquer pessoa pode fazer o serviço.

Ar condicionado de veículo também precisa de manutenção
O aparelho de ar condicionado do automóvel precisa ser limpo com regularidade. Com o uso, as impurezas captadas no ambiente externo saturam o filtro e contaminam o ambiente interno. Principalmente nas grandes cidades.
Outro fator importante é a renovação do ar. Isso porque, além do gás expelido pelo motor poder contaminar o interior do veículo, quanto maior for o número de pessoas, maior será a saturação da qualidade do ar.

Por isso, é recomendado:
· Fazer a manutenção e a regulagem adequada do sistema;
· Abrir as janelas periodicamente para alternar o modo de ventilação por alguns momentos.
O ar condicionado ligado por muito tempo em um ambiente fechado diminui a umidade do ar. Isso causa o ressecamento das vias aéreas, provocando irritação no nariz e garganta, além de facilitar o agravamento de doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Fonte: www.drdoarcondicionado.com.br

BY :
COMMENT : 0