ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

OUT
31
2019

Filtros do ar-condicionado, qual seu papel no aparelho?

Filtros do ar-condicionado
Responsáveis por remover poluentes como poeira, fumaça, entre outros, o filtro de ar-condicionado é um dos componentes mais importantes do aparelho e também um dos que mais precisa de atenção. A malha de fio metálico (aço ou alumínio) é usada no ar-condicionado do tipo janela, assim como o nylon que é o modelo mais comum.

Nos aparelhos split hi-wall, podem ser usados os filtros do tipo Hepa e Carvão Ativo, variando conforme o modelo e marca. Os sistemas de ar mais pesados, como cassete e piso-teto, exigem um filtro mais resistente, embora venham de fábrica com os padronizados filtros de nylon. Nesse caso, se for desejado um sistema de filtragem mais preciso, ele deve contatar o fabricante para solicitar um kit de filtros especiais.

Os filtros utilizados em ar-condicionado são usados obedecendo à exigências estabelecidas pela norma ABNT 16.401/2008. No manual é possível verificar quais Filtro em fio de nylonsão os filtros que estão no seu aparelho. Abaixo vamos listar os principais tipos de filtros de ar-condicionado, como funcionam e quais as suas aplicações mais adequadas.

Tipos de filtros
O filtro em fio de nylon é o mais comum, pois está presente em todos os modelos. Este tipo de filtro é básico e serve como complemento quando o aparelho utiliza outros sistemas de filtragem mais rebuscados, mas ele está presente em todos os casos. Ele é composto por uma malha fina de fios de nylon que prendem as impurezas enquanto deixam o ar passar. O filtro de nylon pode ser lavado em casa pelo usuário e é bastante resistente, dura por anos.

Filtro em fio metálico
A malha de fio metálico (aço ou alumínio) é mais usada no ar-condicionado do tipo janela. Ele funciona na mesma ideia, com as impurezas ficando retidas nas “lâminas” de metal. O filtro de malha pode ser lavado, só que para recolocá-lo é preciso que esteja seco.

Filtro Hepa
Os filtros Hepa são considerados os mais eficientes. A eficiência mínima bate na casa dos 99,97%, para partículas de 0,3 mícron. A intenção inicial era o uso nos processos de filtragem química, biológica e radiológica para uso pelas forças armadas dos Estados Unidos. O filtro Hepa pode ser lavado e custa em torno de R$60,00. Este tipo de filtro também é usado aspiradores de pó e outros equipamentos.

Filtro de carvão ativado
Odores contaminantes, como o de cigarro, gordura ou até mesmo os cheiros do corpo contidos em um ambiente podem ser absorvidos pelo Filtro de Carvão Ativado. Este modelo de filtro é construído com carcaça em chapa de aço galvanizado, com módulo filtrante de carvão ativado. O filtro não pode ser limpo e nem lavado, ele é praticamente descartável. O filtro de carvão ativo custa em torno de R$18,00.

Filtros plissados
Estes filtros são feitos de fibra de vidro, sobrepostos em telas que podem ser mais ou menos espessas, dependendo da necessidade de filtração. Quanto mais grossa, maior o poder de filtragem. Em alguns casos, uma camada de fios de carbono pode ser tecida junto à malha de fibra de vidro para absorver odores também.

Filtros eletrostáticos
Também chamado de precipitador eletrostático, esse equipamento é utilizado em ambientes industriais que precisam de controle para a poluição. Os sistemas de ventilação e condicionamento de ar de instalações como fábricas jogam o ar para dentro desse filtro, e ele funciona com superfícies carregadas positivamente que atraem as cargas negativas das substâncias capturadas. Assim, a “sujeira” fica toda nas paredes no filtro, tornado mais fácil a limpeza e o correto descarte desses poluentes. óxido de enxofre, alguns ácidos, resinas e alcatrão são alguns dos principais produtos filtrados pelo precipitador eletrostático.

Filtros específicos
Existem alguns filtros que são exclusivos de cada fabricante, como por exemplo, o sistema de filtragem “Ful HD’ da Samsung” e o Filtro Multiproteção da LG. Eles não são obrigatórios, nem seguem uma regra, mas possuem tecnologia própria e agregam valor aos modelos de AC que levam essas exclusividades.

Filtro de cabine
Nos automóveis o tipo mais comum é o filtro de cabine. Também conhecido como filtro de partículas, filtro antipólen ou só filtro do ar-condicionado.

Dica
Nos filtros de nylon a limpeza deve ser realizada de dois em dois meses em períodos de pouco ou nenhum uso, e de mês em mês na alta temporada. Já os filtros Hepa e Carvão Ativado necessitam ser trocados a cada 3 meses. Vale lembrar, um sistema de ar condicionado vai consumir mais energia se os filtros estiverem cheios de poeira. Você sempre pode optar por chamar um técnico caso não saiba realizar a limpeza você mesmo. Lembre-se, condicionadores de ar são equipamentos delicados, tenha cuidado.

Fonte: www.webarcondicionado.com.br

BY :
COMMENT : 0