ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

JUL
04
2014

Funções do ar condicionado

Controlar a temperatura e a umidade de determinados ambientes é fator-chave para a não contaminação por fungos e bactérias. Entretanto, não se deve apenas instalar o ar condicionado para a climatização local, deve-se também instalar dispositivos de filtragem e elementos de difusão, que deixam o ar limpo, livre de impurezas. Quanto ao ar condicionado de processo, sua função vai muito mais além. Seu objetivo é garantir um ambiente adequado à execução de determinados processos. 

SALAS LIMPAS
As salas limpas exigem elevados níveis de pureza do ar, além de um equilibrado controle da temperatura e umidade internas. São assim classificadas, pois são o local de produção de circuitos integrados, produtos farmacêuticos, entre outros.

ESTUFAS DE PLANTAS
Para que as plantas produzam durante o ano todo, as estufas devem ser adequadamente climatizadas, com total controle tanto da temperatura como da umidade.

SALAS DE CIRURGIA
Em ambientes cirúrgicos, o ar condicionado tem a função de controlar a proliferação de bactérias, além de garantir o conforto térmico. Para isso, o ar deverá ser altamente filtrado para reduzir os riscos de infecção do paciente.

AMBIENTES INDUSTRIAIS
Especialmente nas salas de metrologia, tanto a temperatura como a umidade do ar devem ser controladas continuamente. Daí a necessidade do uso do ar condicionado.

INDÚSTRIAS TÊXTEIS
Para um controle adequado da qualidade na indústria têxtil o ar condicionado tem a principal função de controlar a umidade ambiente. Principalmente, porque o algodão retém muito a umidade do ar, já que é altamente hidrófilo.

INDÚSTRIA AERONÁUTICA
Em ambientes como instalações da indústria aeronáutica, são necessárias câmaras de teste climatizadas, com temperaturas em torno de -30°C. Isso é de fundamental importância, já que nestes ambientes são realizados testes mecânicos específicos.

CPDs
O uso do ar condicionado nos Centros de Processamento de Dados (CPDs) é imprescindível, pois estes requerem um monitoramento constante da temperatura, para o adequado resfriamento dos equipamentos. Entretanto, a sua instalação dependerá tanto da metragem como do layout da sala.

Fonte: www.cpt.com.br

BY :
COMMENT : 0