ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

SET
17
2018

Palestra sobre manutenção de sistemas de Ar Condicionado

O encontro da semana teve como destaque a interessante e importante palestra sobre manutenção de sistemas de Ar Condicionado ministrada pelo engenheiro especialista Hudson Pissini.

PMOC
Manutenção de sistemas de Ar Condicionado é um assunto muito mais complexo do que a maioria das pessoas supõe. E existe Lei Federal que regulamenta o assunto, a 13.589/18, do Plano de Manutenção, Operação e Controle de Sistemas de Ar Condicionado, conhecido como PMOC.

O eng. Hudson Pissini ofereceu aos associados uma palestra bastante didática sobre o assunto, em que apresentou a legislação atual para ambientes climatizados. Para isso, o palestrante contou um pouco da história da climatização, com a evolução dos aparelhos de Ar Condicionado e seus sistemas de qualidade do ar, sobre o PMOC em si, os órgãos envolvidos na fiscalização (incluindo o Crea), a legislação brasileira e a responsabilidade técnica.

Ao longo de sua explanação, Hudson também tirou dúvidas pontuais dos associados, que mostraram grande interesse pelo tema. Ao fim da palestra, o eng. Pissini recebeu das mãos do presidente da AEAS, eng. José Carlos Carneiro, um diploma de congratulações.

O palestrante gentilmente disponibilizou aos associados sua apresentação em formato PDF, pois ressalta a importância da socialização das informações sobre o tema.

Mais tecnologia de ponta em Sorocaba
O presidente Carneiro falou sobre um importante convênio tecnológico que está surgindo em Sorocaba.

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) passará a contar com uma base de representação do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), uma organização de cunho científico-tecnológico ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando da Aeronáutica.

A assinatura do Memorando de Cooperação Tecnológica aconteceu na terça-feira (11) no gabinete do prefeito José Crespo e contou com participação do diretor do IEAv, o professor doutor e coronel-aviador Lester de Abreu Faria. Também estiveram presentes secretários municipais, dirigentes do PTS, Inova, de faculdades e universidades.

O objetivo da parceria é estabelecer as bases gerais de um regime mútuo de cooperação científica e tecnológica entre o IEAv e o PTS, transferindo conhecimento às instituições de ensino superior que estão instaladas no Parque Tecnológico, assim como às empresas associadas.

A notícia é animadora no sentido de trazer mais tecnologia de ponta para Sorocaba, melhorando ainda mais o ambiente para os engenheiros da cidade.

Novos associados
Mais uma semana em que a AEAS felizmente “engorda” seu quadro de associados. Nesta semana, quatro novas chegadas. A engenheira de produção Juliana Camargo, a arquiteta Patrícia Domingos Galvão, o engenheiro eletricista Felipe Leite Paes e o engenheiro civil Edson da Silva Calado, que estava presente na reunião e recebeu as boas-vindas de todos os presentes.

UFSCAR Procura
O campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos está a procura de profissional de engenharia que possa fazer o projeto para pavimentação do piso de um dos prédios do complexo. Apenas com o projeto a universidade poderá licitar verba para execução.

Conselheiro do CREA
A reunião da semana teve a presença do engenheiro Carlos Azevedo Marcassa, que é o Conselheiro do Crea-SP para a região administrativa de Sorocaba. Ele anunciou que vai ministrar já na próxima quarta-feira uma palestra na AEAS sobre a atuação dos Conselheiros, iniciativa que acontece após a visita, semanas atrás, do gerente regional do Crea-SP, eng. Rafael Janeiro.

Tecnologia Bim
A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) possui um laboratório de treinamento dedicado à tecnologia BIM (Building Information Model), processo digital de projetos voltados para engenharia, construção e arquitetura, que pode ser entendido como a nova geração de ferramentas CAD (Computer Aided Design).
Na reunião anterior, o presidente Carneiro havia sugerido a realização de uma palestra com o tema, e que agora poderá ser feito pelos profissionais da Facens.

Operação consorciada urbana
Outro assunto comentado na semana anterior que está prestes a virar palestra é a chamada Operação Consorciada Urbana, recurso urbanístico que visa o financiamento de grandes obras públicas pela valorização do local através de emissão de títulos, sob a coordenação do Poder Público e envolvendo a iniciativa privada, empresas prestadoras de serviços públicos, moradores e usuários do local.

E a palestra será ministrada por um grande estudioso no assunto: Luiz Alberto Fioravante, da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade, um dos órgãos da Prefeitura de Sorocaba diretamente ligado à implantação do BRT (Bus Rapid Traffic) em várias das artérias principais, e da futura construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) com percurso aproveitando a antiga linha da Estrada de Ferro Sorocabana / Fepasa no trecho entre Brigadeiro Tobias e George Oeterer.

Reunião, café e reunião
Ao término da palestra do eng. Hudson Pissini, que encerrou a pauta da reunião semanal, os associados fizeram uma breve pausa para um café e já emendaram outras reuniões, das Comissões, que sequem tocando seus projetos.

Um dos assuntos tratado foi sobre a praça da AEAS, que fica na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes. O local necessita não apenas de manutenção, mas de uma repaginação que será repensada pela própria Associação. O eng. Maurício Bonilha levou na reunião imagens aéreas muito interessantes feitas por drone, um ponto de vista certamente privilegiado.

Jantar Dançante 2018
Alguns associados também aproveitaram para retirar seus convites para o Jantar Dançante dos Engenheiros e Arquitetos 2018, promovido pela AEAS. Vale lembrar que setembro é o último mês com preços promocionais.

A festa está marcada para o dia 8 de dezembro, às 20h, no Espaço de Eventos Monteiro Lobato. Até 30 de setembro, o primeiro lote é vendido no mesmo valor do jantar do ano passado: R$ 130,00. Depois disso, o preço passa a ser normal, em R$ 160,00.

Informações, compras e reservas podem ser feitas através do telefone da AEAS (3222-9795) ou pelo email eventos@aeas.org.br.

A próxima reunião da AEAS será em 19 de setembro, às 18h.

BY :
COMMENT : 0