ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

MAR
26
2015

Pesquisa mostra que água expelida pelo ar condicionado pode ser usada para consumo humano

Uma pesquisa realizada pela professora Sandra Maria de Lima, do campus Várzea Grande do IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso), mostrou que a água drenada pelo ar condicionado pode ser ingerida.

A pesquisadora descobriu que a quantidade de sais, como magnésio, cálcio, entre outras substâncias, presentes na água, são satisfatórias de acordo com o Ministério da Saúde. Para torná-la própria para o consumo é necessário apenas a adição de cloro, que elimina as impurezas leves e coliformes.

Como foi realizado o estudo
Esse estudo foi feito em um aparelho Split de 24000 BTUs de uma escola pública, seis meses depois da última manutenção e dentro do prazo máximo para a nova limpeza. A água foi coletada entre setembro e outubro de 2014, e mesmo sendo esse um período em que a umidade é baixa no Mato Grosso, foram recolhidos 2 litros de água por hora. Por esse motivo, Sandra acredita que em períodos de muita umidade, seja possível coletar até 4 litros por hora.

O próximo passo da professora é criar um mecanismo para que a água possa ser consumida pelos alunos de uma mesma sala, pois é uma quantidade satisfatória. “Essa é uma água muito nobre para dar outro destino, que não a do consumo humano. Queremos, com o dreno, alimentar um reservatório e nele clorar a água. Depois, uma parte vai para beber e outra para um nebulizador, para umidificar o ambiente”, explicou ela.

Consumir em casa ainda não é recomendado
Mas a pesquisadora explica que, mesmo a pesquisa mostrando que o líquido é puro, ela ainda não pode orientar as pessoas a consumir em casa, pois ainda não há autorização do governo federal e nem do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Pois essa é a primeira pesquisa que mostra um resultado qualificado sobre o assunto.

O projeto ainda irá demorar de um a três anos para ser colocado em uso depois que for solicitada a liberação, pois isso envolve muitas leis. Mas ela garante que o processo é parecido com o já utilizado por muitas pessoas que coletam água de poços e recebem gratuitamente o cloro dos postos de saúde.

Sobre os destinos dados às águas expelidas pelos aparelhos de ar condicionado ela tem a seguinte opinião: “Imagina você passando na rua, vê uma pessoa com 100 galões de água potável, jogando isso fora. Ou pegando a água para regar jardim ou lavar calçada. Não é insano? Se você for analisar a água do Rio Cuiabá, que se pega para tratar, é muito pior. Na feira, colocamos quatro vasos transparentes com água do ar-condicionado, a da torneira, que é a água potável, água do Rio Cuiabá e do Rio Barbado. A do ar-condicionado era a mais límpida. Essa água a gente já coleta em um estado muito bom”.

O resultado da pesquisa esteve em exposição no Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, em outubro de 2014.

Fonte: www.webarcondicionado.com.br

BY :
COMMENT : 0