ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

SET
22
2017

Qual o ar condicionado mais econômico?

O condicionador de ar é um aparelho que deixa o lar muito mais confortável. No verão, ele ameniza aqueles dias de calor intenso e ajuda a manter a qualidade de vida. No entanto, um aspecto que precisa ser levada em conta é o consumo de energia do eletrodoméstico; ao planejar a compra de um ar-condicionado, é importante ficar de olho nos modelos mais econômicos. Para facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas sobre o que faz um aparelho consumir menos eletricidade e também elencamos aqueles mais indicados para quem não quer gastar tanto com a conta de luz.

O que torna um ar-condicionado econômico
Embora, claro, o consumo de um ar-condicionado dependa de uma variedade de fatores (propriedades do aparelho, modelo, forma e tempo em que ele é utilizado, entre outros), existem certas características que ajudam a deixar o aparelho mais econômico. As principais são:

* utilização de tecnologias mais avançadas,
* presença do Selo Procel A;
* algumas funções que reduzem o consumo;
*potência do condicionador de ar ser compatível com o ambiente em que ele está instalado.

Tecnologia Inverter
Com relação à tecnologia, o principal destaque fica por conta do modelo Split Inverter. Esse tipo de ar-condicionado é um dos mais avançados, pois conta com um mecanismo que controla a velocidade de compressão do aparelho. Assim, ele tem a capacidade de reduzir a velocidade do compressor, e não apenas desligá-lo, o que ajuda a manter a temperatura do ambiente por mais tempo e, melhor ainda, não gera picos de consumo elétrico! Com um ar-condicionado inverter, a economia de energia pode chegar a até 60%.

Função Sleep
Independente do tipo de condicionador de ar, seja ele Inverter, de janela, Split normal ou portátil, é sempre indicado optar por aqueles que tenham funções de redução da potência ou desligamento automático. Hoje vários modelos de ar-condicionado contam com funções que desativam o eletrodoméstico após certo tempo ou, então, o chamado Modo Sleep, que durante a noite aciona um perfil de funcionamento mais econômica – com uma performance mais reduzida que também proporciona uma noite de sono mais agradável.

Selo Procel A
Além de dar prioridade para um modelo Inverter e que tenha função Sleep (ou similar), outra dica que ajuda muito na hora de comprar um ar-condicionado econômico é ficar de olho no Selo Procel. Trata-se de uma certificação concedida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica que atesta a eficiência energética de eletrônicos e eletrodomésticos. O selo conta com classificações que vão de A a E, sendo A indicado para aparelhos com o consumo mais baixo e E com o mais alto. Ou seja, procure por um condicionador de ar que possua o Selo Procel A!

Potência dos BTUs
Por fim, a potência do ar-condicionado (em BTUs) e compatibilidade dela com o ambiente são pontos chave para que o aparelho conte com uma performance satisfatória, tanto no quesito climatização, quanto, claro, na performance energética. De forma geral, é preciso levar em consideração o tamanho da área, quantidade de outros aparelhos eletrônicos e fluxo de pessoas para saber qual a potência adequada para o cômodo.

O ar condicionado split mais econômico
Existe uma grande variedade de aparelhos split que possuem uma performance energética satisfatória. Dentre eles, um que se destaca pelo grande custo-benefício, preço acessível e climatização agradável é o Ar-Condicionado Consul Split Hi Wall Bem Estar 7000 BTUs. Esse modelo conta com Timer On/Off e Função Sono Bom, que ajudam na economia de energia

Já entre os aparelhos Inverter, uma das melhores indicações é o LG Split Inverter Libero E+ 11500 BTUs. Ele tem Selo Procel A, função Energy Saving, Modo Sleep e Timer – além da tecnologia Inverter -, representando assim um ótimo custo-benefício quando o assunto é consumo de eletricidade.

Fonte: blog.webcontinental.com.br

BY :
COMMENT : 0