ATENDIMENTO

(15) 3222-8610
bomclima@bomclimaarcondicionado.com.br

Notícias

OUT
05
2017

Qual o ar-condicionado mais silencioso?

Silêncio é uma variável importante para garantir o máximo de conforto possível no seu lar. É por isso que, cada vez mais, a busca por eletrodomésticos que produzam pouco ou quase nenhum ruído – inclusive ar-condicionado – é crescente! Pensando nessa tendência, preparamos um guia para ajudar você a escolher um ar-condicionado mais silencioso para a sua casa, com dicas e sugestões de modelos. Confira!

Quantos decibéis pode emitir um ar-condicionado?
Para começar, precisamos falar sobre níveis de decibéis, ou seja, a unidade utilizada para medir a intensidade dos sons. Por padrão, qualquer ruído acima de 50 decibéis (o equivalente a uma conversação normal) pode causar incômodos às pessoas, produzindo danos como dor de cabeça e tontura.

Por isso, para que um aparelho de ar-condicionado seja considerado silencioso, ele não deve ultrapassar esse nível. Para verificar essa informação, você pode consultar o manual fornecido pelo fabricante do aparelho. Em alguns casos, você encontrará a informação sobre o ruído como dB(A)]39/33/25/19, o que equivale, respectivamente, aos graus de ruído alto, médio, baixo e mínimo que o aparelho irá emitir durante o funcionamento.

Qual ar-condicionado é mais silencioso: split, janela ou portátil?
Não há dúvida: os aparelhos mais silenciosos são os ar-condicionados splits. Inclusive, esse foi um dos motivos pelos quais esses modelos foram fabricados: eles vieram substituir os ar-condicionados de janela, que produziam muitos ruídos dentro do ambiente em que ficavam instalados.

Com os aparelhos split, esses ruídos foram bastante reduzidos, uma vez que, diferente dos modelos de janela, a condensadora (unidade externa) e a evaporadora (unidade interna) não ficam no mesmo compartimento. Dessa forma, a maioria dos barulhos do aparelho ficam fora do ambiente. Já os modelos portáteis são os mais barulhentos de todos, produzindo ruído sempre acima dos 50 dB.

O nível de ruído de um ar-condicionado também dependerá da sua potência – quanto mais BTUs tiver, maior será o ruído produzido – e do tamanho do ambiente onde ele será instalado. Portanto, essas são variáveis que você deverá considerar antes da compra.

Modelos de ar-condicionado silenciosos
Um dos modelos de split mais silenciosos do mercado é o ar-condicionado LG Libero ArtCool Inverter, que produz ruídos entre 19 e 39 decibéis na parte interna e 47 dB na unidade externa, graças ao seu ventilador com a moderna tecnologia Skew Fan, que abafa os ruídos durante o funcionamento.

A maioria das fabricantes já produzem modelos de ar-condicionado janela mais silenciosos do que os modelos mais antigos. Um exemplo disso é o ar-condicionado Springer Janela Duo, que funciona com menos ruídos e possui controle de temperatura durante o sono, garantindo noites mais tranquilas.

Já entre os portáteis, um dos modelos que produz menos ruídos no ambiente é o ar-condicionado Cadence Portátil Nevada. Durante o funcionamento, ele não ultrapassa o nível de 75 dB.

Agora você já sabe que, de forma geral, todos os modelos splits são ar-condicionados silenciosos – desde que estejam com a manutenção e a limpeza em dia! Portanto, para evitar ruídos indesejáveis, é importante limpar os filtros do aparelho com frequência, pois quando a saída de ar é obstruída, isso faz com que o motor tenha que trabalhar mais – o que o torna mais barulhento.
Além disso, qualquer aumento súbito de ruídos pode ser um sinal de que seu aparelho necessita de avaliação técnica.

Fonte: blog.webcontinental.com.br

BY :
COMMENT : 0